O clássico vídeo da Inês Brasil falando em Alemão nos serve de pontapé pra discutirmos pronúncia no sétimo episódio. Qual a diferença entre as consoantes “r” e “h”? E por quê o “h” às vezes é pronunciado, às vezes não? Essas e algumas outras regras gerais de pronúncia são exemplificadas através de exemplos de músicas.
O vídeo da Inês Brasil falando com a Luciana Gimenez em Alemão é um bom exemplo de que, independente de ter ou não um sotaque considerado carregado (quando comparado com o de falantes nativos), o importante é conseguir se comunicar e se fazer entender. E por falar em vídeo de Youtube, procurem pelo canal da Kim Lianne, se você quiser ver vídeos com temas cotidianos.
A primeira música Horst und Monika da banda Die Orsons com participação do rapper Cro mostra como o “r” no alemão pode ser gutural (aquele que parece com um gargarejo). A segunda música é da banda Berge (ou montanhas, em Português) intitulada Für die Liebe. Uma das músicas mais românticas que eu conheço! Fugindo um pouco do centro Alemanha, a banda Bilderbuch é a terceira música que eu utilizo de exemplo com a faixa Maschin. Você consegue perceber a variação de sotaque?
A mulher foda da semana é a Aracy Guimarães Rosa. O sobrenome dela é o mesmo do seu marido João. Embora o autor tenha sido conhecido pelas suas obras literárias, durante a época da 2ª Grande Guerra ele trabalhou como diplomata na cidade de Hamburgo. Lá Aracy trabalhou como sua secretária e ajudou inúmeras famílias judias a se refugiarem no Brasil. Mais sobre essa história você ouve no final do episódio!