Há alguns dias postei um IGTV no Instagram, trata-se de uma reportagem da Deutsche Welle comigo como apresentadora. Fiquei devendo uma explicação sobre como eu fui parar em Copacabana falando de água de coco se eu raramente ia na praia de Copacabana beber água de coco enquanto ainda morava no Rio. Nesse episódio vocês ouvem quatro entrevistas gravadas em Leipzig e em Viena, ou seja, Alemanha e Áustria, respectivamente, em 2014. Para a conversa, convidei o Vitor, que participou do episódio piloto do podcast! Para quem ficou curioso sobre a teoria de Bielefeld, este é o link para a reportagem.
Pensando em estereótipos, clichês e afins, minha indicação dessa semana é o curta-metragem “Schwarzfahrer“. Não encontrei nenhuma versão com legenda em português, mas há versões com legenda tanto em inglês quanto em alemão. Esse filme é do diretor Pepe Danquart e ganhou o oscar de melhor curta-metragem de 1994, embora o filme seja de 92. O verbo schwarzfahren seria dirigir no preto, e significa andar de transporte público sem pagar a passagem.
A mulher foda dessa semana chama-se Käthe Paulus e foi uma inventora e pioneira da aviação alemã. Ela nasceu em 1868 in Zellhausen e faleceu em 1935 em Berlim. Com a morte do marido Hermann Lattermann, Katharina (Käthe era um apelido) começou a trabalhar em uma solução pra acidentes como o dele e anos depois conseguiu criar e comercializar um modelo, patenteado em 1920.