Procurando por algo?
Siga o Deutschguês:
Procurando por algo?
Procurando por algo?
Siga o Deutschguês:

#25 – Schulen & o sistema educacional alemão

Episódio 25

Ouvir episódio

Você já deve ter visto aí no título do episódio, hoje a gente vai falar do sistema educacional alemão. Em todos os episódios eu faço uma pesquisa de reportagens e de vídeos sobre o tema e queria começar dividindo com vocês uma impressão que eu tive: quando eu fiz a pesquisa em português apareceram majoritariamente vídeos positivos, mostrando como esse sistema seria melhor que o brasileiro, enquanto a mesma pesquisa em alemão A maioria dos vídeos apresentavam uma crítica ao quão injusto esse sistema é… A famosa síndrome de vira-lata! Aliás, não existem vira-latas na Alemanha. Você sabe como isso é possível? É que existe um imposto pra cachorro chamado Hundesteuer e tem até página na Wikipédia sobre isso. O imposto varia entre 60 e 160 euros por ano e se o cachorro tem um propósito além de simplesmente ser uma companhia, tipo cão guia, o dono ou a dona paga um imposto reduzido. Pra quem tiver curiosidade sobre a história por trás do imposto e os valores cobrados por região, dá uma olhada no site oficial.

A vida escolar na Alemanha começa de maneira geral com dois anos de idade, no Kindergarten, igual ao nosso jardim de infância, até os cinco anos de idade. A partir de seis anos todas as crianças são obrigadas a irem para a Grundschule, que equivale ao nosso atual ensino fundamental 1, do segundo ao quinto ano. A problemática começa quando a criança termina o quinto ano, daí com dez anos de idade e vai ter quatro opções de escola pra ir: Hauptschule, Realschule, Gesamtschule ou Gymnasium. A principal diferença entre elas é o nível de dificuldade, mas vale lembrar que as regras variam de estado pra estado, ou melhor, de Bundesland pra Bundesland. Você pode ler sobre o sistema integral de ensino OGS (uma abreviatura de Offene Ganztagsschule) aqui.

A dica da semana é se aprofundar em leituras e vídeos sobre das deutsche Schulsystem se você já tem filho ou filha em idade escolar ou se você pretende ter filhos na Alemanha. O vídeo do canal Simplicissismus “Warum das deutsche Schulsystem so schlecht ist?” é um ótimo começo. Mas as dicas oficiais mesmo são duas: o canal da Sara Malek chamado “A matuta”, em especial um vídeo dela sobre o custo que ela tem na escola do filho. A segunda dica é um vídeo do canal Mrwissen2go, apresentado pelo Mirko Drotschmann, em que ele comenta sobre o Solidaritätsbeitrag e outras reflexões relevantes. Já a femenageada desse episódio se chama Helene Lange e foi uma figura histórica do movimento feminista alemão por direitos civis, como o acesso à escola. Naquela época as meninas eram proibidas de cursar o Gymnasium, motivo pelo qual Helene fundou (com a ajuda da iniciativa privada) uma espécie de curso supletivo chamado Realkurse für Mädchen.

Para ouvir mais:

Deutschguês
Episódio 25