Essa última semana foi cheia de acontecimentos, né? Joe Biden tem a projeção de assumir a presidência dos EUA, embora saibamos que na prática ele já foi eleito. Lendo notícias na Deutsche Welle, havia essa reportagem sobre semelhanças de seu futuro governo com a chanceler Angela Merkel. Perto da notícia da eleição do Biden, havia outra notícia sobre os protestos na cidade de Leipzig com a seguinte manchete: “Gewalt bei Leipzig-Demo sorgt für Empörung”. A palavra Empörung pode ser traduzida como indignação, rebelião, repúdio.
Existe o adjetivo empört para indignado ou escandalizado, assim como o verbo empören. Outra estrutura para expressar “se indignar contra alguém ou alguma coisa” pede a preposição über, e é reflexivo, como no exemplo “Ich empöre mich über die Politik in den USA” (eu me indigno com a política dos EUA). Outras razões para o protesto foram contra o aumento de aluguel. Dá para conferir uma média de aluguel em alguma cidade da sua preferência no site WG-Gesucht, onde achei um aluguel de uma kitnet por 509 euros. Teuer, nicht wahr? Eu acho caro, considerando que o salário mínimo na Alemanha é em média de 1100 euros mensais.
Outra rapidinha desse giro de notícias de novembro foi sobre o aeroporto Tegel, um dos aeroportos mais importantes de Berlim, que encerrou suas atividades. No entanto, depois de uma obra de 14 anos, foi inaugurado outro aeroporto, de sigla BER. A inauguração ganhou o nome BERöffnung, já que Eröffnung significa inauguração. Se você chegou até aqui procurando a transcrição do áudio da Marie, baixe o arquivo abaixo (transcrito por um software, então pode ser que haja algum errinho):
A dica da semana é a comendiante alemã Ladykracher e o canal do Youtube MySpass, onde vídeos dela e de outros comediantes são postados… A piadinha que você ouviu faz referência à música “Drei Chinesen mit dem Kontrabass“. E a mulher foda deste episódio chamasa Marga Faultisch, que em 2018 comemoraria aniversário de 103 anos. Se você, assim como eu, já usou ou ainda usa óculos, saiba que Marga é considerada a inventora das lentes de grau. Nascida em Weimar em 1915, ela foi uma química alemã que trabalhou por 44 anos para a empresa de vidros Schott Glaswerke.