Procurando por algo?
Siga o Deutschguês:
Procurando por algo?
Procurando por algo?
Siga o Deutschguês:

Rolês em alemão – Parte 1

Quando falamos de passeios e pontos turísticos pela Alemanha, uma das primeiras imagens que vem à mente é visitar o muro de Berlim. Talvez você lembre do Neuschwanstein, mais conhecido como o “castelo da cinderela”… Aber was gibt es in Deutschland (und in Österreich) zu besichtigen? Nesta nova série de posts, irei compartilhar alguns pontos turísticos menos famosos com você que pretende viajar para treinar a língua e conhecer um pouco melhor da cultura!

Começo contando sobre meus rolês por Berlim, não apenas pela cidade ser a capital da Alemanha e inevitavelmente atrair os turistas, mas porque é minha cidade favorita. Um pouco caótica, é bem verdade, mas diversa e plural! Existem duas partes importantes do muro a serem vistas: a primeira chamada atualmente de East Side Gallery e a segunda de Topographie des Terrors. Como os próprios nomes sugerem, a primeira é a parcela do muro que foi pintada por artistas e grafiteiros, enquanto a segunda está cinza e intocada (na medida do possível) desde a queda em 1989.

No entanto, minha sugestão para quem deseja passar alguns dias na cidade de Berlim é visitar os estúdio de gravação da Deutsche Welle. Acho que todo mundo que aprende alemão já utilizou (ou pelo menos ouviu falar) dessa emissora, né? Inclusive aqui no blog a DW já foi citada várias vezes. Em geral pode-se agendar gratuitamente a visita guiada para grupos pequenos de no mínimo 10 pessoas pelo site. É super interessante ver a gravação do jornal e dos podcasts ao vivo. Dá até para fingir ser repórter do tempo e tirar foto com o mapa da Alemanha!

Minha segunda sugestão neste post é visitar o antigo presídio, localizado no subúrbio de Berlim, que serviu de cenário para a filmagem do filme Das Leben der Anderen. Transformado em museu há 20 anos, o memorial Berlin-Hohenschönhausen é um resquício cruel da Stasi (a polícia secreta da DDR). Inclusive, a visita guiada é feita por ex-presidiários que viveram de fato ali. Caso você não tenha estômago para visitar os quartos, existe no mesmo endereço o museu, que conta um pouco mais da DDR e da Stasi.

Por fim, mas não menos importante, que tal aproveitar a viagem para Berlim e visitar um castelo? Dificilmente alguém associa a turbulenta metrópole alemã a um cenário mais edílico, né? Acredite, ali pertinho é possível encontrar o castelo de Cecilienhof, na cidade vizinha Potsdam. Com lindos jardins, também é possível conhecer um pouco da história da Alemanha. Caso você não queira pagar o ingresso para entrar, fazer um piquenique a apenas 30 minutos de Berlim com um jardim lindo de fundo compensa haha 🙂

Para ler mais:

Planos para 2024

O último episódio do podcast foi em 2022. Eu estava de mudança de cidade, de mudança de emprego, tinha adotado minha cachorra, e a vida estava...

Deutschguês